domingo, 17 de fevereiro de 2013

A centelha do imbecil

Nobres colegas, intocáveis somos, pois, contra as mazelas da ignorância alheia.

São como centelhas, pouco perigosas, espalhadas no universo que navegamos.

Danosas se tornam, portanto, quando reunidas em bandos obstinados em propagar o fogo da imbecilidade, e, como feixes de palha, espalhados em nossos próprios mundos, estamos sempre vulneráveis a sermos infectados por este mal infinito.

A sabedoria nos funciona como a água, que não só nos purifica, mas nos protege do fogo da inverdade dita.

Mas não confundam a obstinação de um pobre homem com sua ignorância.

Ser cego não significa ser imbecil... significa que existe crença no impossível.

Convenhamos, o que seria de nós sem o vencer dos obstáculos, o ir além do alcançável?

Um homem pode apostar todas suas fichas, investir todas suas forças em algo pueril e insensato, mas não podemos ver este mesmo homem como um imbecil. Pelo contrário, devemos invejá-lo por ele saber onde depositar sua fé.

Sua centelha, o fogo que o mexe, que transforma sua vida, nunca se apagará enquanto ele acreditar que está caminhando no sentido certo.

Pode este homem querer transpassar um oceano a nado, e não poderemos chamá-lo de imbecil! Ele é capaz, até que se prove o contrário.

Muitas são as conquistas humanas vistas antes como imbecilidades fúteis.

Navegar, antes, além do horizonte, onde não existe um lugar, era cair no berço de monstros insaciáveis de terror e maldade. Hoje, é uma viagem para o exterior.

Ir até a Lua? Impossível!!! 

Claro que não podemos exagerar, acreditar que o Bradesco vai prover um bom serviço, ou a Tim, ou a Net, não é fé, é burrice.

Mas os demais tipos de fé são inquestionáveis.

Deveríamos todos buscar por nossas centelhas.

Deveríamos todos sermos imbecis.

O que nos move que não move mais ninguém? Quais são as nossas metas que jamais serão alcançadas, mas que fazemos de tudo para as vencermos?

Onde voltamos nossos esforços para fazermos nosso melhor? 

O que faz você feliz!?

Não posso ser obrigado a crer que nossa infância acaba com o que há de melhor em nós, nossos sonhos, nossas vontades, nossas forças... Nossa LUTA!

Nobre seremos, caros colegas, quando formos os mais infantis possíveis e lutarmos apenas pelo que for impossível... 

Seremos nobres apenas quando assumirmos a própria imbecilidade em nossas metas e formos além!

De corpo e alma surgiremos novos das cinzas da apatia social.

Muito vejo, nobres amigos, o lutar ignorante... Protestos infundados em meios sociais que nada afetam o futuro de ninguém!

Se quiser melhorar algo, mude a si mesmo. Chega desta hipocrisia banal de que todos estamos bem, e que a culpa de tudo que há de ruim a nosso redor pertence aos outros. 

Esta é a maior centelha que devemos apagar. É este pensamento que devemos afastar de nós, o verdadeiro pensamento que torna a nós todos verdadeiros zumbis imbecis.

Maravilhoso mundo novo, mundo onde a esperança no que havia de bom movia o homem, o tornava algo melhor, algo maior. Cansado estou deste mundo de mimimi's infundados, imóveis e inúteis. Mudemos a nós mesmos antes de criticar o exterior.

Um comentário: