terça-feira, 21 de junho de 2011

Simples assim...

Hoje, estava lendo algumas reportagens, para tentar distrair

um pouco, e li uma tragédia, outra tragédia, mais uma tragédia.

Ok! Jornais vendem tragédias... bacana! Afinal é o que

todos gostamos de ler, não é mesmo?

Ver quão ruim é a vida dos outros para não nos sentirmos

tão miseráveis.

Será que este é nosso destino, nossa sina?

Estamos nos acostumando com isso, e isso não é legal!!

Cada vez mais, as notícias estão sendo mais pesadas...

Mas eu me pergunto! estão mais pesadas devido

à apelação da mídia em querer vender-nos tal notícia,

ou estão mais pesadas porque os crimes estão ficando

mais pesados, os criminosos menos humanos?

Na verdade, eu fico imaginando... qual a causa e

qual o efeito de tudo isso?

Imaginemos este cenário hipotético:

Televisão anuncia crime, repórter enfatiza as cenas

de violência, ibope sobe (mais pessoas assistindo),

repórter enfatiza ainda mais a violência: "filma

a cara do marginal, filma!", ele grita.

Você há de concordar que uma série de cenas

repetitivas como essa fazem com que acabemos

nos acomodando... "ah, aconteceu isso na semana

passada também..."

O comodismo faz com que julguemos a violência

como normal, o que é um absurdo.

Imaginemos, então, na óptica do profissional do

crime.

Se, para nós, a violência se torna comum, para

ele, a violência pode não intimidar sua vítima,

então seu recurso é a brutalidade!

Entramos num grande círculo vicioso onde, no

final, não há inocentes!!

Não somos inocentes por darmos ibope, e não

somos inocentes por sermos as vítimas de todos

estes crimes que cercam a sociedade moderna...

Que se torna moderna até nos motivos para matar...

"Ah, ele não quis me dar uma bala, tirei a vida dele!"

- Normal, outro dia vi um cara que fez a mesma coisa
por causa do troco do chiclete!

Eu voto no "não é normal"!

Eu voto no "precisamos de uma polícia mais bem

equipada!", uma polícia capaz de previnir crimes,

não somente reprimir, ou solucionar os que acontecem.

Eu voto em uma realidade utópica, mais uma vez!

Eu voto em uma sociedade em que uma jovem de 20

anos não seja assassinada por descobrir desvios financeiros

de suas colegas de trabalho, suas "amigas".

Desvios financeiros de, sei lá, cinco mil? Menos? Pouco mais?

A vida da jovem valia isso para elas?

Que sociedade é esta?

Eu voto em uma sociedade que eduque seus jovens

sobre o valor da vida, seja da humana, seja de qualquer

outro ser na natureza. Somos todos dependentes do

meio, por mais alta que nossa tecnologia seja.

Eu voto em um mundo novo, um mundo onde

crimes não sejam normais, um mundo onde a vida

vala alguma coisa, um mundo onde não sejamos

acostumados com atos de violência e barbárie,

um mundo onde tirar uma vida seja considerado algo

brutal, imperdoável!

Admirável mundo novo, um mundo simples, onde

simplesmente algo tão simples quanto a vida possa

ser vivida em uma simples paz...

Nenhum comentário:

Postar um comentário