domingo, 4 de dezembro de 2011

The end our lives

Chega o final do ano, começam todas nossas reflexões...

Foi um ano bom? Foi um ano ruim? O que posso fazer para melhorar?

E chega o final do próximo ano e vimos que realmente não procuramos fazer nada para melhorar, mas, tudo bem, podemos pensar em tudo novamente...

O problema é quando, ano após ano, deparamo-nos com as mesmas questões... os mesmos motivos que nos levam a acreditar que o ano poderia ter sido melhor...

Fazemos o suficiente para mudar isso? Há algo mais que eu possa fazer?

Aí, quando nos desesperamos por acreditar estar fazendo o máximo, ou desistimos e entramos em um mundo depressivo e pessimista, ou vivemos a nostalgia...

"Ah! E se no passado eu tivesse feito diferente?"

Começamos a idealizar um novo mundo, um admirável mundo novo... perdemo-nos em uma ilusão de mentiras inventadas por nossas mentes que tentam desesperadamente escapar da realidade a qual nós mesmos nos sucumbimos.

"Eu seria tão mais feliz..."

Cenários intermináveis corroem nossas mentes até pararmos e começarmos a pensar novamente na realidade... Aí, então, ganhamos um pouco mais de força para lutar um pouco mais... mas definitivamente ganhamos muito mais tristeza...

Não há como viver cada dia perfeito, não é sustentável viver cada dia seguinte arrumando as besteiras do dia anterior... Não se pode adubar a vida todo dia... mas como nós gostamos de fazer isso...

Experimentar todos os nosso limites, vermos até onde podemos ir... e acharmo-nos em um ponto onde muitas coisas não têm volta, outras têm... focamos nas que não têm e perdemos as que tinham...

Vivemos uma vez, erramos muitas... e isso é fato.

A ideia é sempre buscar errar o menos possível onde vale a pena.

Se aprendêssemos a minimizar estes erros grotescos, e aproveitar o máximo do que nos agrega felicidade... aí sim, seríamos verdadeiramente felizes...

"Há de surgir uma estrela no céu toda vez que ocê sorrir!"

Eu acho que essa parte da música é mais profunda do que o romantismo imediato...

Quando sorrimos, quando estamos felizes, ficamos, de fato, mais inspirados... mais iluminados... vemos mais o lado positivo das coisas... e isso é bom, é muito bom...

Tudo dá certo quando está tudo certo...

O balanço do meu ano? Meu ano foi muito bom! Não foi perfeito, não poderia ter sido... Gostaria de que ele tivesse sido? Claro!

A utopia me bate a porta várias vezes... "e se?"... esse ano bateu algumas vezes mais do que nos outros anos... e, se o fez, é porque eu errei onde não poderia... mas faz parte... acertei em muitos outros lugares que eu deveria...

Tracei novas grandes amizades... gostaria de ter retomado algumas antigas...

Tracei três metas para mim na virada do último ano...
1) Buscar me tornar mais responsável;
2) Buscar não sentir mais dor no joelho;
3) Retomar uma grande amizade que eu perdi.

Tornei-me um pouco mais responsável, o trabalho me ajudou/obrigou a isto.

Retomei a fisioterapia... e sinto muito menos dores... ainda sinto muita dor... mas é muito bom não sentir dor o dia todo, todos os dias... eu até tinha esquecido como era a sensação!

Não consegui retomar a amizade desejada... mas ganhei e fortaleci outras amizades, amizades que me tornam mais feliz e mais centrado nos reais valores da vida, e a estes amiguinhos e amiguinhas eu agradeço de todo meu frio e gélido coração...

Ainda persisto na busca para ter um ano melhor que o meu ano de 2003, ano que minha irmã nasceu... não consigo lembrar um momento que fui mais feliz... Mas ainda me mantenho longe do meu ano de 2009, o ano das minhas principais invertidas de valores... um ano, digamos, não muito bom para mim...

Admirável mundo novo, obrigado a todos, meus amigos, por ter feito deste meu ano, mais um bom ano...

Um comentário:

  1. "E se...?" é veneno. Olhar para trás é bom: poder suspirar pelo que foi bom e torcer o nariz para o que miou. E não dá para ter tudo o que a gente quer - fato. Mas querer alguma coisa é sempre bom (digo isso porque tem gente que não quer nada), mas correr atrás do que see quer é melhor ainda.

    Feliz Admirável Ano Novo para você!

    ResponderExcluir